Descubra como a oratória no trabalho pode aumentar sua confiança e habilidades de liderança
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Time Pontotel 23 de agosto de 2024 Gestão de Pessoas
Descubra como a oratória no trabalho pode aumentar sua confiança e habilidades de liderança
Entenda o que é oratória, as vantagens de desenvolver essa habilidade e quais as melhores dicas para falar e se expressar bem no trabalho.
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A capacidade de se comunicar bem é uma das habilidades mais valorizadas pelo mercado de trabalho. E um dos aspectos mais importantes de uma boa comunicação é a oratória, ou seja, a capacidade de se expressar de forma clara e persuasiva.

Por conta disso, a oratória é uma das soft skills mais relevantes para crescer na carreira. Segundo dados da Indeed, falar e discursar bem são algumas das habilidades que podem levar o profissional a ganhar até 12% a mais que seus colegas.

Ao contrário do que muitos acreditam, essas habilidades não são dons, mas podem ser desenvolvidas com as estratégias corretas. Para comprovar isso, este artigo explicará o que é oratória, quais os seus benefícios e como desenvolver essa competência. Para isso, serão abordados os seguintes tópicos: 

Boa leitura!

O que é oratória?

 
dois homens dando uma palestra para um grupo de pessoas

A oratória é a arte de falar em público de maneira clara, persuasiva e eficaz. Embora seja considerada uma arte, ela não deve ser encarada como um dom. Na verdade, a oratória é uma habilidade que pode ser desenvolvida ao longo da vida com a ajuda de um conjunto de técnicas específicas.

Essas técnicas envolvem desde a escolha adequada das palavras, a modulação da voz e a linguagem corporal até a construção de discursos envolventes e a conexão emocional com o ouvinte.

Quais são os pilares da oratória?  

Os pilares da oratória são os fundamentos que sustentam uma boa comunicação verbal. Na prática, eles são as competências que as pessoas precisam desenvolver para falar bem em público. Esses fundamentos variam conforme a referência consultada. Em geral, todas as fontes citam os seguintes pilares:

  • Clareza: capacidade de se comunicar de forma simples e fácil de entender, fazendo uso correto da gramática e com boa dicção;
  • Confiança: demonstrar segurança e convicção ao falar;
  • Coerência: capacidade de estruturar a fala de forma lógica e fluida;
  • Empatia: habilidade de se conectar emocionalmente com o público;
  • Expressividade: usar modulação da voz, contato visual, postura, gestos e expressões faciais para tornar a fala mais dinâmica e envolvente;
  • Conteúdo: domínio do conteúdo que está sendo apresentado.

Benefícios da boa oratória no ambiente de trabalho

 

Desenvolver uma boa oratória no trabalho gera benefícios que vão além de conseguir uma oportunidade mais interessante de emprego ou uma promoção. Entenda a seguir por que investir na melhoria da comunicação verbal é importante: 

Aumento da confiança pessoal

Quem tem uma boa oratória consegue expressar claramente suas ideias, dúvidas e pensamentos em diferentes contextos. Isso ocorre mesmo em situações desafiadoras, como reuniões, treinamentos e eventos. 

A habilidade de falar bem em diferentes contextos melhora a autoconfiança do profissional e o estimula a assumir novos projetos e desafios que podem fazer a diferença na sua carreira.

Maior capacidade de liderança

Bons líderes normalmente também são bons oradores. Eles devem ser capazes de argumentar de forma clara, simples e lógica para orientar times, compartilhar ideias, motivar as pessoas e alinhar o trabalho dos colaboradores com os objetivos da empresa. 

Segundo Mariá Menezes Boaventura, diretora de pessoas e cultura da Sankhya, como esses líderes se comunicam influencia até mesmo no sentimento de pertencimento dos funcionários.  

Os líderes têm um papel fundamental nisso, pois é a partir deles que virão direcionamentos importantes, inspiração, empoderamento, desafios que vão levar os colaboradores a sentirem-se relevantes e que estão construindo algo que faz sentido“, explica Mariá.

Por conta desses fatores, bons oradores são mais requisitados para assumir posições de liderança nas organizações. Em outras palavras, quem fala bem tem mais chances de assumir cargos mais altos nas empresas.

Melhor resolução de conflitos

Pessoas com uma boa oratória tem facilidade para desenvolver uma comunicação assertiva. Essa habilidade é importante em qualquer situação, especialmente em momentos de desacordo. Por isso, bons oradores tendem a resolver conflitos de forma mais rápida e eficiente. 

Melhoria na comunicação interna

Bons oradores também contribuem para a melhora da comunicação interna da empresa. Afinal, eles têm facilidade para transmitir informações de forma clara e objetiva para os colegas. Isso garante que todos os membros da equipe se mantenham atualizados, evita mal-entendidos e otimiza o fluxo de trabalho.

Dicas para melhorar a oratória no trabalho

 
homem assistindo algo no notebook e fazendo anotações

Conforme explicado, falar e se expressar bem verbalmente proporciona várias vantagens à vida profissional. Mas como melhorar a oratória para aproveitar esses benefícios? Confira a seguir algumas dicas essenciais para desenvolver essa habilidade.

Estude sobre o assunto a ser falado 

O primeiro passo para melhorar a oratória no trabalho é dominar o conteúdo que será abordado. Isso exige que a pessoa estude o assunto e conheça profundamente o tema que será apresentado. Para isso, é importante pesquisar fontes confiáveis sobre o conteúdo e organizar os principais pontos do assunto de forma lógica. 

Outra dica importante é treinar a fala várias vezes até dominar o tema. Além de ajudar na preparação para possíveis perguntas durante a sua fala, isso evita que a pessoa dependa da leitura de anotações ou de recursos visuais para se comunicar. Dessa forma, ela transmite mais confiança, credibilidade e competência no seu discurso.

Conheça seu público 

Um bom orador deve conseguir adaptar a linguagem, o tom de voz e até os argumentos utilizados na sua fala conforme os interesses, as necessidades e o nível de conhecimento do público. Por esse motivo, é fundamental buscar informações sobre quem serão os ouvintes do discurso antes de preparar qualquer apresentação. 

Fale com clareza e objetividade

Uma boa oratória exige clareza e objetividade durante a transmissão da mensagem. Para isso, as pessoas podem utilizar várias técnicas. Por exemplo, não falar rápido demais, fazer pequenas pausas estratégicas durante a fala, usar uma linguagem mais simples e evitar termos técnicos ou muito complexos. 

Mantenha a postura e estude linguagem corporal 

Conforme explicado, a expressividade é um dos pilares da oratória. Para desenvolver esse pilar, é importante manter uma postura ereta e aberta durante a falta, fazer contato visual com as pessoas e usar expressões faciais adequadas para transmitir emoções e reforçar o que está sendo falado.

Conclusão

A oratória é a arte de falar em público de forma clara, persuasiva e eficaz. Essa habilidade não é um dom, mas pode ser desenvolvida ao longo da vida com as técnicas certas. Essas técnicas são baseadas nos pilares da oratória, como a clareza, a confiança, a coerência, a expressividade e o conteúdo.

Esses elementos ajudam a transmitir mensagens de maneira simples, clara e compreensível, facilitando a defesa de ideias e a persuasão do ouvinte. Por isso, bons oradores normalmente aproveitam várias vantagens, como facilidade para assumir cargos de liderança, gestão eficiente de conflitos e maior autoconfiança.

Para desenvolver essa habilidade, as pessoas podem seguir várias dicas, como estudar profundamente o assunto que será abordado, entender seu público, e cuidar da postura e da linguagem corporal. Seguindo essas dicas, será mais fácil aproveitar os benefícios de uma boa oratória. 

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